Ícone de Contato Contato
(31) 2105-8000

Ícone do WhatsApp WhatsApp
(31) 99796-1540

Gene na Imprensa

Voltar

Software desenvolvido em MG contribui no diagnóstico de doenças genéticas em todo o mundo

Programa de análise de exomas desenvolvido in-house pela equipe do Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com Laboratório Gene e com Hospital Universitário Infantil de Dublin, contribui no diagnóstico de doenças genéticas em todo o mundo.

Batizado Mendel, MD, em homenagem ao austríaco Gregor Mendel (1822-1884), considerado o pai da genética, o programa foi desenvolvido pelo bioinformata Raony Guimarães e sua equipe com o intuito de ajudar médicos a identificar, nos dados laboratoriais obtidos pelo sequenciamento dos genes, qual anormalidade é responsável pela doença de um paciente. O aplicativo utiliza bancos de dados para facilitar a leitura do exoma — a fração do genoma que codifica os genes —, objetivando a obtenção de diagnósticos mais rápidos de doenças causadas por anomalias gênicas.

Veja conteúdo completo do Correio Braziliense: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/07/04/interna_ciencia_saude,606942/software-desenvolvido-contribui-no-diagnostico-de-doencas-geneticas.shtml


Imagem