Paternidade por DNA

A dúvida quanto à paternidade é capaz de gerar, além da angústia, problemas de ordem prática, como a partilha de uma herança. Um resultado falso ou duvidoso pode causar, portanto, danos morais e materiais. 
Para que isso seja evitado, o Laboratório GENE  trabalha com testes de alta qualidade, que geram um resultado com 99,999% ou mais de certeza.

EXAME EM DNA


O exame em DNA, para definir paternidade, é comparativo. Metade do DNA vem da mãe e, a outra metade, do pai biológico. Após tipificar ambos é feita a comparação com o DNA do(a) filho(a). 

O primeiro passo é sempre tentar excluir a paternidade com as informações obtidas no laboratório após tipificar muitas regiões do DNA. Quando são diagnosticadas quatro ou mais discrepâncias, a paternidade é excluída por ser impossível. 

Na ausência de exclusão, iniciam-se os cálculos para pesquisar o oposto (inclusão, ou seja, paternidade positiva).

Confira o vídeo abaixo, "A Identidade Genética - Paternidade pelo DNA", veiculado no Globo Repórter:




 

TIPOS DE TESTES (PERÍCIA)


Dr. Sérgio Pena explica como é feito o teste de determinação de paternidade em DNA.




Quatro tipos de metodologia podem ser, atualmente, empregadas na perícia do exame de DNA:
- Sondas Multilocais; 
- Sondas Unilocais; 
- PCR
(Reação em Cadeia de Polimerase);
- SNPs (Polimorfismos de Nucleotídeos Únicos)

A quantidade de regiões genéticas testadas com cada uma dessas metodologias é um fator determinante que garante a qualidade e a confiabilidade do resultado.
 
O preço de cada laboratório também varia por causa disso. Quanto menos regiões genéticas forem testadas, menor o preço, mas também menos confiável é o laudo final. O preço menor não compensa.

Link para o artigo da revista VEJA “Quem é o pai?”



 

TIPOS DE TESTE


TIPOS DE PERÍCIAS DE ACORDO COM O NÚMERO DE REGIÕES (LOCOS) DO DNA TESTADAS PELA PCR

O Laboratório GENE realiza dois tipos de testes em DNA pós-natal de excelente qualidade, analisando amosstras frescas de sangue ou células bucais.

· PERÍCIA SUPERIOR 
Análise pela PCR de vinte e cinco (25) regiões do DNA, ou mais, para fornecer um resultado com confiabilidade de 99,999%.
Resultado verbal em 7 dias úteis e escrito em 9 dias úteis, para trio ou duo (após o recebimento de todas as amostras biológicas na sede do Laboratório Gene, em Belo Horizonte, MG.)


· PERÍCIA DNA TOTAL 
Análise pela PCR de trinta e cinco (35) locos de microssatélites do DNA, ou mais, para fornecer um resultado com confiabilidade de 99,999999% na inclusão (resultado positivo) e 100% (certeza absoluta) na exclusão (resultado negativo).
Resultado verbal em 3 dias úteis e escrito em 5 dias úteis, para trio ou duo (após o recebimento de todas as amostras biológicas na sede do Laboratório Gene, em Belo Horizonte, MG.)

CONFIDENCIALIDADE


CONFIDENCIALIDADE DO TESTE DE DNA

Todos os exames de Determinação de Paternidade realizados pelo Laboratório GENE são estritamente confidenciais. Nenhum resultado será divulgado pela equipe sem autorização prévia.
 
Em casos judiciais, os resultados dos exames (laudos) são enviados diretamente ao Juiz pelo correio, registrado e com AR (Aviso de Recebimento), que "abre  vista" aos advogados das partes que, então, têm acesso ao laudo.
 
Nos casos privados, os resultados são fornecidos aos envolvidos, ou a pessoas autorizadas por eles, em mãos ou pelo correio, conforme combinado. Cada perícia dá direito a 1 ou 2 exemplares originais do laudo.

CONTRAPROVA


PROVA, CONTRAPROVA E RETROPROVA

Os 25 ou mais locos do DNA testados na “Perícia SUPERIOR” são divididos em grupos e testados em sequência (prova e contraprova). O segundo grupo valida o resultado do primeiro, uma segurança valiosa.
 
A opção “Perícia DNA TOTAL” inclui diferentes etapas:
 
• Prova pericial inicial: testa um grupo de locos (exame 1)
 
• Contraprova: teste adicional de mais locos (exame 2)

• Retroprova: havendo exclusão da paternidade é realizada a retroprova com estudo de mais locos (exame 3). A retroprova é feita com DNA extraído das amostras em data diferente, o que equivale a um exame novo, totalmente refeito desde o início.

TRIO


PATERNIDADE PARA TRIO (MÃE, FILHO(A) E SUPOSTO PAI)

Exame com a presença da mãe, do(a) filho(a) e do suposto pai. Os envolvidos devem escolher o tipo de perícia a ser feita dentro das exigências de cada caso.

 
·      Opção 1: Perícia SUPERIOR para TRIO (mãe, filho(a) e suposto pai) - estudo de 25 locos de DNA

Resultado verbal em 7 dias úteis e escrito em 9 dias úteis (após o recebimento de todas as amostras biológicas na sede do Laboratório Gene, em Belo Horizonte, MG.)
 
·      Opção 2: Perícia DNA TOTAL para TRIO (mãe, filho(a) e suposto pai) - estudo de 35 locos de DNA
 
Resultado verbal super-rápido em 3 dias úteis e escrito em 5 dias úteis (após o recebimento de todas as amostras biológicas na sede do Laboratório Gene, em Belo Horizonte, MG.)

Ambos os tipos de perícia são testados em sequência e, além disso, cada grupo de locos a ser testado é acompanhado de duas amostras extras que são dois testes de controle para maior segurança do seu resultado. 
 
·      PERÍCIA EXPRESShavendo necessidade de um resultado muito rápido, favor consultar normas e valor do exame de paternidade ou maternidade em regime de urgência, com resultado verbal em apenas 24 HORAS, após a chegada das amostras ao Laboratório GENE, em Belo Horizonte.
 
 
·      Controle 1: Precisão
 
Testa DNA já tipificado: se o resultado é idêntico ao já conhecido, no final do teste, isso garante que a técnica PCR funcionou como deveria naquele seu exame especificamente.

 
·      Controle 2: Anticontaminação
 
Não contém nenhum DNA. Ao final, não pode ter nenhum resultado, para garantir que não houve contaminação dos químicos, instrumentos e/ou equipamento com DNA estranho ao seu caso.



 

DUO


TESTE SEM A PRESENÇA DA MÃE – DUPLA OU DUO
 
 
Exame sem a presença da mãe, só dos supostos pai e filho (a). Os envolvidos devem escolher o tipo de perícia a ser feita dentro das exigências de cada caso.
 
·      Opção 1: Perícia SUPERIOR para DUO (filho(a) e suposto pai) - estudo de 25 locos de DNA
Resultado verbal em 7 dias e escrito em 9 dias úteis, após recebimento de todas as amostras biológicas, na sede do Laboratório GENE, em Belo Horizonte MG.
 
·      Opção 2: Perícia DNA TOTAL para DUO (filho(a) e suposto pai) - Estudo de 35 locos de DNA
Resultado verbal super-rápido em 3 dias e escrito em 5 dias úteis, após recebimento de todas as amostras biológicas, na sede do Laboratório GENE, em Belo Horizonte MG.
 
Ambos os tipos de perícia são testados em sequência e, além disso, cada grupo de locos a ser testado é acompanhado de duas amostras extras que são dois testes de controle para maior segurança do seu resultado
 
·      PERÍCIA EXPRESShavendo necessidade de um resultado muito rápido, favor consultar normas e valor do exame de paternidade ou maternidade em regime de urgência, com resultado verbal em apenas 24 HORAS, após a chegada das amostras ao Laboratório GENE em Belo Horizonte.
 
·      Controle 1: Precisão 
Testa DNA já tipificado: se o resultado é idêntico ao já conhecido, no final do teste, isso garante que a técnica PCR funcionou como deveria naquele seu exame especificamente.
 
·      Controle 2: Anticontaminação 
Não contém nenhum DNA. Ao final, não pode ter nenhum resultado, para garantir que não houve contaminação dos químicos, instrumentos e/ou equipamento com DNA estranho ao seu caso.

SUPOSTO PAI AUSENTE


PATERNIDADE COM SUPOSTO PAI AUSENTE
 
Quando um suposto pai não quer fazer a perícia ou já é falecido, a determinação da paternidade pode ser feita com o estudo de parentes dele, dispostos a colaborar. Um único parente de primeiro grau é suficiente para uma perícia conclusiva.




Os envolvidos devem escolher o tipo de perícia a ser feita dentro das exigências de cada caso e levando em consideração quais parentes do suposto pai serão testados.
 
Opção 1: Perícia SUPERIOR sem DNA do suposto pai (testando DNA de parentes) - estudo de 25 locos do DNA, dependendo do número e grau de parentesco dos familiares do suposto pai que serão testados.
 
Opção 2: Perícia DNA TOTAL sem DNA do suposto pai (testando DNA de parentes) - estudo de 35 locos do DNA.
 
Quando o suposto pai é falecido ou será testado indiretamente por meio de seus parentes é sempre recomendada a Perícia DNA TOTAL pela PCR, mais completa (estudo de 35 locos do DNA, ou mais).


 

Banco de DNA

Armazenamento do DNA para uso futuro, em perícias de vínculo genético, com autorização dos credenciados ou por determinação judicial.
 

PATERNIDADE PRÉ NATAL CONVENCIONAL


O teste em DNA pode ser feito em qualquer célula e tecido, inclusive antes do nascimento do bebê.  Nosso DNA é o mesmo, em todas as células nucleadas do nosso corpo. Para o teste pré-natal de paternidade convencional o tecido fetal é obtido durante a gravidez com uma coleta de vilo corial (tecido placentário) ou punção do líquido amniótico que banha o bebê.






COLETA DE VILOS CORIAIS
 





PUNÇÃO DE LÍQUIDO AMNIÓTICO
 





Os envolvidos devem escolher o tipo de perícia de paternidade pré-natal a ser feita dentro das exigências de cada caso.
 
· Opção 1: Paternidade Pré-Natal perícia SUPERIOR - estudo de 25 locos de DNA
Resultado verbal em 7 dias e escrito em 9 dias, após recebimento de todas as amostras biológicas na sede do Laboratório GENE, em Belo Horizonte, MG.
 
· Opção 2: Perícia Pré-Natal tipo DNA TOTAL
Resultado verbal super-rápido em 3 dias e resultado escrito em 5 dias, após recebimento de todas as amostras biológicas na sede do Laboratório GENE, em Belo Horizonte, MG.
 
PERÍCIA EXPRESS: havendo necessidade de um resultado muito rápido, favor consultar normas e valor do exame de paternidade ou maternidade em regime de urgência, com resultado verbal em apenas 24 HORAS, após a chegada das amostras ao Laboratório GENE em Belo Horizonte.


Clique aqui para baixar o Formulário de Autorização de Coleta e Exame

 

Exame de Paternidade Pré-natal Não-Invasivo

Teste de Paternidade Não-Invasivo

Paternidade Pré-Natal Não Invasiva
 
RISCO ZERO PARA O BEBÊ
 
Mantendo sua tradição de pioneirismo, o GENE – Núcleo de Genética Médica, laboratório que introduziu no Brasil os testes de paternidade pelo DNA, em 1988, está oferecendo a revolucionária Determinação de Paternidade Pré-Natal Não-Invasiva que dispensa a punção obstétrica porque utiliza DNA fetal presente na circulação materna durante a gravidez, podendo substituir o exame convencional realizado em material fetal obtido por punção obstétrica.

A Determinação de Paternidade Pré-Natal Não-Invasiva, precocemente, após 9 (nove)semanas de gravidez (nunca antes), podendo ser realizada até o final da gestação, utiliza apenas  amostras de sangue materno colhidas em tubos especiais e uma amostra de sangue do(s) suposto(s) pai(s) -  não há necessidade de jejum. O prazo para resultado é de aproximadamente 15 dias úteis, após a chegada das amostras de sangue à sede do Laboratório GENE, em Belo Horizonte - MG.
 
Nova Determinação de Paternidade Pré-Natal Não-Invasiva
A tecnologia usada, desenvolvida pela Natera, na Califórnia - EUA, estuda milhares de regiões variáveis (SNPs) no DNA fetal livre circulante no sangue materno durante a gravidez. Os resultados são comparados com os da mãe e do(s) suposto(s) pai(s) pelo uso de uma metodologia bioinformática especial denominada Parental SupportTM. O resultado tem confiabilidade superior a 99,9%.

A Determinação de Paternidade Pré-Natal Não-Invasiva pode substituir o exame em células fetais obtidas pela coleta de vilo corial ou líquido amniótico, previamentes usadas pelo Laboratório GENE para diagnóstico pré-natal de paternidade pela técnica PCR, já há vários anos, também em caráter pioneiro no Brasil (e que continua disponível por ter resultado mais rápido, em 24 horas, quando contratada em caráter de urgência).

Clique aqui para baixar o arquivo DOC com as instruções para realização do Exame.

« voltar ao topo

Prof. Dr.
SÉRGIO
PENA

O GENE na
Imprensa

Publicações
Científicas

TV Gene



Av. Afonso Pena 3111 | 9º andar | CEP:30130-909 | Belo Horizonte MG | (31) 3284 8000 ou (11) 3288 0622 em São Paulo-SP |
gene@gene.com.br